Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Correr com qualidade !



2011 está aí, você  quer retormar ou iniciar seu treinamento, melhorar a qualidade de vida ? Veja os posts anteriores, terá mais dica sobre o assunto.
Continuando com as informações sobre corrida, algumas palavras são usuais entre seus praticantes.

MACROCICLO - É o plano de organização geral do treinamento para qualquer modalidade esportiva. Dependendo do nível de condicionamento físico do atleta ou do praticante e de seus objetivos, um macrociclo pode durar de seis meses a quatro anos (casos de atleta olímpicos). Engloba o treinamento de base, o pré-competitivo, o competitivo e o período de transição.

MARATONA- Prova com distância de 42,195 Km.

MEIA- Proteção contra as costuras do tênis, que podem causar bolhas com o atrito durante as passadas. Algumas mais modernas, inclusive, ajudam no amortecimento e absorção do suor.

MEIA-MARATONA- Prova com distância de 21,097 Km.

MEIO-FUNDISTA - Atleta que participa de provas de 800 a 1.500 metros.

MESOCICLO - Conjunto de 4 microciclos ou o correspondente a um mês de treinamento.

MICROCICLO - Planejamento da semana de treinamentos.

MUSCULAÇÃO - Treinamento para aumentar a força muscular e/ou hipertrofiar a musculatura por meio de acréscimo de carga (treino resistido). A musculação é um meio seguro e eficaz para o aumento e a manutenção da força geral dos corredores, servindo eficientemente para evitar lesões. O objetivo de quem corre, claro, a maioria das vezes não é a hipertrofia muscular.

NARINA- Cada um dos dois canais do nariz. Os resultados ainda não são comprovados, mas estima-se que, ao utilizar aqueles adesivos dilatarores de narina, contribui-se para aumentar a passagem de ar e, consequentemente, baixar a frequência cardíaca do exercício.

OVERTRAINING- Condição que ocorre quando o volume e a intensidade do treinamento excede a capacidade de recuperação do atleta. Afeta o físico e o emocional. Entre os sintomas estão a perda de apetite e peso, insônia, irritabilidade, queda no rendimento, cansaço, lesões constantes e depressão.

PACE- Ritmo. É a velocidade média de corrida, dada em minutos por quilômetro. Estudo recente feito por pesquisadores da Univercidade de Wisconsin_Madison, EUA, revelou que cada pessoa tem um ritmo de corrida considerado ótimo, que utiliza a menor quantidade de oxigênio para cobrir uma determinada distância. Em média, a velocidade considerada ótima para homens, segundo os cientistas, é de 13,36 Km/h e para mulheres, de 10,46km/h.

PASSADA- Equivale ao período compreendido entre o toque do calcanhar direito( exemplo), passa pelo apoio deste pé e do pé esquerdo e termina no momento que antecede o próximo toque do calcanhar do mesmo pé direito. Uma passada é dividida em três fases:
a) ataque: quando o calcanhar toca o chão.
b)Apoio: é a fase de transição.
c) Impulsão

PERCURSO- Trajeto de uma corrida, medido em metros, quilômetros ou milhas (1 milha = 1,6 km)

PERIODIZAÇÃO- Divisão do programa de treinamento em ciclos, para que se trabalhe de maneira adequada e se aumente o rendimento. O criador do conceito foi o russo Matveev, nos anos de 1960. A periodização é fundamental para dar ao corpo a chance de ele se adaptar àquele estímulo.

PISADA NEUTRA- Tipo de pisada resultante de um arco de pé não tão alto a ponto de ficar suspenso. Durante a passada, o corredor consegue manter uma pisada bastante centrada, não forçando excessivamente o pé para fora (supinador) nem para dentro (pronador).

PLANILHA- Planejamento do treinamento ao longo do mês de acordo com os objetivos pretendidos em curto, médio e longo prazo.

PLIOMETRIA- Exercícios que aumentam o condicionamento, a força e a técnica de corrida por meio de saltos, pulos e pequenos tiros. O conceito da pliometria baseia-se em exercícios específicos que envolvem um rápido alongamento da musculatura( chamada de fase excêntrica do movimento), seguindo de um rápido encurtamento dela (fase concêntrica).

PRONADOR- Corredor cuja pisada tende para a parte interna do pé. Há desde pronadores leves a excessivos, ou seja, aqueles cujo pé vira exageradamente para dentro.

PROTEÍNA- Nutriente composto de pequenas unidades ou blocos, chamados de aminoácidos. Depois da água, a proteína é o segundo mais importante componente do corpo. Importante para os praticantes de atividade física, pois atua na construção da musculatura, unhas, cabelos, pele, ligamentos, formação de enzimas, anticorpos e hormônios.

Procure seu personal ou o profissional de educação física qualificado para planejar, organizar e prescrever seu treino, elevando assim a qualidade de vida saudavelmente.

Boas corridas! E feliz 2011.

Joana Reis

Nenhum comentário: