quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

...Dicionário de Corrida - De olho na intensidade do treino.

Fique de olho na Intensidade do treino, ás vezes, você acha que está gastando mais calorias e na verdade está "estressando" mais seu sistema metabólico, endócrin e articulações.

ÍNDICE GLICÊMICO- Índice ou ranking de carboidratos segundo o efeito que cada um deles tem sobre os níveis de glicose sanguínea. Aqueles que levam a uma elevação muito grande e rápida são os que têm maior índice glicêmico e aqueles que, ao contrário, levam a um aumento pequeno e lento, têm baixo IG.

INTENSIDADE- É quanto de esforço você precisa fazer para executar um exercício. Ela pode ser alterada pelo aumento da velocidade ou da sobrecarga. (exemplo: correr em terreno inclinado).

INTERVALADO- Tipo de treino que consiste em alterar a intensidade do estímulo, intercalando esforços intensos com pausas para recuperação (caminhadas ou trotes). São os famosos tiros. Surgiu pelas mãos do alemão Woldermar Gerschller e do fisiologista Hebert Reidell, no final dos anos 1930. O intervalado com intervalos curtos promove o desenvolvimento da resistência aeróbia e com o intervalas longos, também conhecido como treino de repetições, atua no desenvolvimento da resistência anaeróbia. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e aumenta a queima/gasto calórico.

ISOMETRIA- Exercícios que privilegiam a contração estática do músculo, sem movimentação do corpo.

ISOTÔNICO- Bebida à base de água, sais minerais( potássio, magnésio, cálcio, sódio) e carboidratos, usada para repor os fluidos e os eletrólitos perdidos durante o exercício pelo suor. Recebeu o nome por ter uma formulação semelhante à do plasma.

JEJUM- É um período de abstinência do consumo de qualquer alimento (às vezes,  até de água). O jejum não é de todo ruim para o organismo, afirmam especialistas, já que ele dá uma "sacudida" no corpo. Mas esportistas e, especialmente corredores, não devem treinar nem ficar muitas horas sem ingerir alimentos, principalmente antes de praticar atividade física, pois isso pode levar à hipoglicemia, entre outras complicações, como a perda da massa magra. Ver também informações adicionais sobre Jejum em : http://yogaganapati.blogspot.com/

KICK OUT- Conhecido também como "soldadinho". Exercício educativo cujo objetivo é fortalecer a musculatura dos membros inferiores e aumentar a extensão da passada. Consiste no movimento alternado e ritmado das pernas para a frente, com os joelhos totalmente estendidos. Os braços devem se movimentar de forma coordenada com o movimento das pernas.

LESÃO - Dano na estrutura ou função de um tecido do corpo. No caso de corredores, afeta prioritariamente pés, canela, joelho e quadril.

LIMIAR AERÓBIO - Limiar 1. Faixa de frequência cardíaca em que a geração de energia pelo músculo consome mais oxigênio e menos glicose. Com isso, há menos formação de lactato sanguíneo, que consegue ser totalmente reabsorvido pelo oxigênio disponível. O exercício, dessa forma, consegue ser mantido por longos períodos. É exemplificado pelos exercícios moderados.

LIMIAR ANAERÓBIO- Limiar 2. Faixa de frequência cardíaca (intensidade do exercício) na qual a produção de lactato é maior que a de remoção da substância, levando a um acúmulo de lactato. O exercício (intenso), dessa forma, é mantido por pouco período. É o ponto no qual a geração de energia pelo processo anaeróbio supera a da via aeróbia.

LONGÃO - Treino leve com quilometragem maior que a habitual. Permite que o corpo se adapte ao estresse de correr uma distância maior da que ele já está acostumado. É fundamental para corredores que estão treinando para provas de longa distância.

Se você ainda quer correr a meia-maratona, a São Silvestre, e as provas de 2011. Pratique com consciência. Elabore o treinamento adequadamente e supervisionado por seu Personal ou profissional qualificado.

Boas corridas em 2011. Ótimos treinos e pratique a persistência e humildade.

Beijão.
Joana Reis

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