quarta-feira, 23 de junho de 2010

Radicais Livres e Stress Oxidativo

"De heróis a vilões"

Não tem jeito: nosso corpo produz radicais livres. E todo mundo logo associa essas moléculas a doenças.
Entretanto, apesar de atualmente a medicina aceitar que eles fazem parte da maioria das patologias, eles têm uma função positiva no organismo:
"Os radicais não existem por acaso. São usados, por exemplo, pelas nossas células de defesa para matar bactérias. Assim que elas "engolem" uma bactéria, uma enxurrada de radicais livres põe fim aos invasores" _ Doutor Gustavo Vilela - Departamento de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Então, por que o corpo fabrica um composto tão importante para sua defesa e, ao mesmo tempo, tão lesivo??
O especialista explica que os radicais livres são benéficos quando agem de forma controlada. Eles contêm um número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica. É este não emparelhamento de elétrons que confere alta reatividade a eles.

"Para limitá-los, contamos com nossos antioxidantes naturais _ glutamina, catalase e superóxido dismutase _ que captam os elétrons desemparelhados. Assim os radicais livres ficam inativos e deixam de agredir as estruturas normais", complementa o doutor Vilela.
O problema é que estes antioxidantes precisam estar em ótimo funcionamento.
"Quando existe excesso de produção de radicais livres, denominado STRESS OXIDATIVO, ou falta de antioxidantes naturais, existe implacavelmente maior lesão", complementa.

Exemplo: Quando você corta uma maçã ao meio e deixa passar um tempo, ela escurece, certo???
O efeito dos radicais com a oxidação, do contato com oxigênio altera as estruturas das moléculas, e o mesmo ocorre dentro das células.

O que AUMENTA o número de radicais livres!

Cigarro, poluição, infecções, estresse, intoxicação e atividade física intensa são os principais colaboradores para o descontrole.

SIM, pode parecer estranho, mas EXERCÍCIOS FÍSICOS contribuem para o aumento. Exercícios físicos realizados e praticados de forma exagerada.

Por isso recomendo a prática moderada quando o objetivo é apenas a MANUTENÇÃO DA SAÚDE.
Lembrando que os praticantes de exercícios devem caprichar nos alimentos antioxidantes (texto anterior) e com a ajuda de profissionais qualificados fazer a suplementação alimentar.

A melhor maneira de combater os radicais livres
*Diminuir a formação dos mesmos
*aumentar a ação antioxidante através dos alimentos mais saudáveis e naturais.
*Estado EMOCIONAL equilibrado
*EXERCÍCIOS FÍSICOS praticados com orientação especializada.
*recuperação e descanso.

Dúvida e reflexão!?
*O que hoje você faz sem ser na correria do dia a dia ??
Se tomar consciencia nem mesmo fazer as alimentações em seus horários você tem de hábito.
*Qual o tempo 'livre" você se permite para descansar SEM fixar seus pensamentos em preocupações diárias?

Há estudos que apontam que o estresse, a depressão, as frustrações, a raiva, o ciúme e outros sentimentos inundam nosso sangue com hormônios e substâncias inflamatórias que aumentam a produção de radicais livres.

Pense mais em VIVER A VIDA sem ser na correria. Qualidade de vida já!!
Boa semana.

Joana Reis

2 comentários:

Mariana Belley disse...

Olá, meu nome é Mariana, trabalho na Ketchum Estratégia, uma agência de relações públicas, e tenho uma sugestão que pode ser uma pauta bacana sobre saúde e qualidade de vida para o teu blog.

Você conhece o SuperAção Saúde? É um circuito de caminhadas de 5 km que vai contar com aulas de alongamento e relaxamento, coordenadas pela apresentadora de TV Solange Frazão.

Estamos divulgando as quatro caminhadas do Circuito, que acontecem nos meses de julho e agosto, nas cidades de Contagem (MG), Jaguariúna (SP), Lavras (MG) e Santo André (SP). A ação é promovida pela Magneti Marelli, uma das maiores fabricantes de componentes e sistemas automotivos do mundo, com o objetivo de incentivar a qualidade de vida das comunidades em regiões onde a empresa tem suas plantas industriais.

As inscrições já estão abertas, as vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo site www.saudesportes.com.br. A taxa é de R$ 15,00 com direito a kit lanche e uma camiseta exclusiva. Em outro endereço na Internet, o www.caminhadamarelli.com.br, foi criado um blog exclusivo do SuperAção Saúde, em que os internautas podem conhecer detalhes dos eventos e enviar fotos das caminhadas para serem publicadas, por exemplo.
A informação é bacana para os leitores do teu blog, não é?! O que você acha?

Caso queira receber mais informações, estou à disposição.
Obrigada,

Mariana

Nathalia B. Braga disse...

Oi Jo! Muito legal o seu blog!

Beijo grande