Powered By Blogger

terça-feira, 7 de agosto de 2007

" ECONOMIA" ... "INVESTIMENTO"

Queridos,

Nos dias atuais ouvimos muito sobre taxas, índices, percentual, nível, déficit etc;
ECONOMIZAR SAÚDE, a seguir relacionarei ítens de um texto importantíssimo, assim você poderá comparar seus hábitos atuais, reflita sobre ter uma vida saudável.

Exercícios ..dietas...felicidades ...desejos...almejos.....Você faz por onde??? INVESTE em si próprio?


Metabolismo é o processo que transforma os nutrientes e outras substâncias químicas em energia para manter o corpo funcionando. O metabolismo retira dos alimentos as calorias necessárias para vivermos. Durante um dia, uma pessoa gasta de 60% a 70% de sua energia para as funções vitais, como respirar, manter equilibrada a temperatura corporal e fazer o coração bater. Essa energia é chamada de metabolismo basal.
De 10% a 12% da energia total são gastos para processar o que comemos, desde a mastigação até a absorção. Essa energia é denominada de gasto termogênico. O funcionamento do metabolismo é em grande parte determinado geneticamente. Em 80% da taxa metabólica a pessoa não tem condições de interferir, porém nos outros 20% é possível alterar o resultado a seu favor.

Onde vc pode interferir:

1- Alimentação. Os alimentos gordurosos devem ser controlados, de maneira que façam parte da alimentação, porém sem abuso. A ausência de gorduras diminui a produção de hormônios, provocando a diminuição do metabolismo. Utilize gorduras extraídas de nozes, de castanhas e do óleo de oliva.
O hábito de comer sobremesa depois das refeições não é indicado, uma vez que o açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão dos outros alimentos. O cérebro sinaliza, de forma equivocada, com mais fome em menos tempo. O mesmo processo ocorre com a ingestão de farinhas brancas contidas em bolos, tortas e pães.

2- Intervalo entre as refeições. Os grandes intervalos entre as refeições devem ser evitados, porque o metabolismo torna-se mais lento como forma de poupar energia. Aconselho fazer seis refeições diárias, com lanches leves entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Assim, o metabolismo mantém-se ativo durante o dia todo.

3- Atividade física. A atividade física deve preferencialmente combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação. A prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Os exercícios aeróbicos intensos, como bicicleta, esteira, natação e caminhada aumentam em até 25% a taxa metabólica durante um período de 12 a 15 horas após sua execução. Se durante o processo de emagrecimento a pessoa não pratica atividade física pode haver perda muscular. Com isso o gasto calórico diário torna-se menor e voltar a emagrecer torna-se cada vez mais difícil.

4- Tecido muscular. Os músculos exercem papel fundamental no metabolismo. Músculos vigorosos produzem mais gasto calórico, independente da idade da pessoa. Isso porque os músculos são tecidos vivos e queimam calorias 24 horas por dia, já que são feitos para trabalhar. O tecido muscular é o que consome mais energia do organismo. A manutenção da massa muscular está diretamente ligada à prática de exercícios.

5- Idade. Pesquisas indicam que a partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento. Sendo esse um fator biológico, que não pode ser modificado, com uma gradual perda de massa muscular.

6- Sexo. O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, porque os homens possuem massa muscular mais desenvolvida.

7- Água. A falta de água desacelera o metabolismo porque quase todas as funções do corpo dependem da sua presença. Ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Recomenda-se beber pelo menos 8 a 10 copos de água por dia.

8-Temperatura ambiente. Em dias mais frios o corpo consome mais energia para manter-se aquecido, acelerando o metabolismo. Essa visão geral sobre o metabolismo permite concluir que muitas vezes é necessário mudar nossos hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, para que o metabolismo trabalhe em nosso benefício.

Complexo?? Não!!! Fácil demais.
As dicas estão aí.....E a motivação é interna. Um investimento relaciona-se a um VALOR dado para determinada situação.
Em vez de você se tornar um KAMIKAZE (auto-destruidor), porque não cultiva e economiza melhores hábitos : Cuidados psíquicos e fisio-corporais.

Procure e pratique um OBJETIVO, crie sua meta para atingí-lo, novos hábitos.
"Mudança é sinônimo de inteligência".

Até a próxima...

Joana Reis

7 comentários:

hashmalim disse...

Gostei do seu conselho.

Confirmo é importante se ter objetivos.

Se alimentar correctamente é importante.

Voltarei aqui.Passei pelo blog do willians ele fez link do meu blog é o ultimo na lista do blog dele.Vou linkar você.

Anônimo disse...

Oi minha querida...seu blog está ótimo! Continue se atualizando pois este é o diferencial. Também cultive o hábito de escrever sempre pois "os capítulos da história não podem parar!!!". Este post que você escreveu serve de despertador para o nosso dia-a-dia. Bjs!!

hashmalim disse...

Obrigada pela sua visita no meu blog. Quanto aos textos em français, fique tranquila, porque a cada vez eu introduzo a tradução.Acontece que as postagens do texto traduzido eu coloco em outro dia pelo fato do tempo passado na tradução por ser feito por mim mesma.Faço uso do tradutor automatico somente para pra o idioma inglês.

Saiba que estarei sempre aqui por ter realmente gostado do seu blog.

Todo o conteudo dos seus posts estão exatissimo.Sobre tudo na perda de peso e de musculo.Eu tenho gordura e mais musculos dai a realidade que a balança é o inimigo da fase de regime.No meu caso, descobri que sou alergica a certos alimentos e essa alergia, me faz recuperar rapidamente os kilos perdidos na semana.

Balancear as calorias é certo e não maltratar o corpo deixando de comer tambem é certo o cerebro envia ordem de stokagem quando deixamos de nos alimentar pra perder peso...Como você pode perceber estou dentro do assunto.

Seu blog ja esta linkado e você pode me linkar se quizer.Hoje fiz uma postagem sobre o filme "Mes chers voisins" nas salas na frança em 07/2002... aborda o assunto sobre a crueldade dos vizinhos etc...ainda não traduzi mas escrevi algo pra dar ideia se você ainda não viu.

Bjo

Um olhar para dentro disse...

ihhhhhhhhhhhhhhhh
preciso repensar meu hábitos!!!
rsss
bom finde lindona!
bjussss

monidibb disse...

Tenho uma colega que dias atrás disse: "não tem jeito, preciso de um personal trainer".

Colesterol alto, sedentária e workaholic,comentei: "esse sim é um grande investimento"!

Investimos em indumentária,tecnologia, etc porque não - e sobretudo- investir na mudança de hábitos?Deixar de ser kamikaze!

Uma coisa também me chamou atenção no seu post: hidratar nosso organismo com...água!!!Quantos de nós só bebemos coca-cola e outras "beverages", no lugar do elemento fundador do planeta e componente principal do nosso corpo?

blogbeijos!

Unknown disse...

Olá tem uma indicação p v lá no meu blog, passa lá tá, beijos...

Um olhar para dentro disse...

sumiu lindinha?
bjus e uma ótima semana