Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Consciencia Plena - Autoconhecimento.

Consciência Plena.

Autoconhecimento como projeto ético
Quando visto como projeto ético, o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. O autoconhecimento algumas vezes é obtido através da meditação, que é uma prática oriunda da YOGA, e da psicoterapia (como a psicanálise, entre outras).
imagem by Joao Carlos
Filósofos como Platão, Spinoza, Freud e Moran fazem parte de uma tradição que vê o autoconhecimento como uma conquista ou realização que traz SAÚDE e LIBERDADE para a pessoa.
Esse projeto ético tem suas raízes no dito do oráculo de Delfos que tanto influenciou Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo".

Autoconhecimento : Reunião de fatores que vão determinar o nível de percepção que uma pessoa tem de si mesma.
De acordo com essa tradição, o autoconhecimento é uma realização, ao invés de algo dado ou prontamente disponível ao sujeito. Para conhecer-se a si mesmo, o sujeito precisa refletir, e interpretar a si mesmo.

Praticar YOGA
Praticar Yoga é descobrir e fortalecer sua identidade pessoal – Shiva dentro de cada um. Buscar sua própria natureza e identificar-se consigo mesmo.

Segundo Swamiji Nityananda : " Tenha consciência de que o simples fato de você estar vivo é o BASTANTE para que se tenha gratidão e contentamento TODOS os dias ".

Então Observe, Aceita e Agradeça!

Uma Excelente Semana.

Namastê.
Joana Reis

Próximo TEMA: Comedores Compulsivos Anônimos e Consciência Plena

Nenhum comentário: